Noticias
Publicado : quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018
10:19
Por Unknown

Taxa Selic deve ser reduzida de 7% para 6,75%.


A taxa de juros do país deve ter um novo patamar mínimo recorde a partir desta quarta-feira. Termina hoje a reunião do Comitê de Política Monetária que deve reduzir a Selic de 7% para 6,75%.

O Banco Central já sinalizou, por meio de documentos e declarações, que um dos maiores ciclos de flexibilização monetária da história do Brasil está perto de fim, mas ainda há dúvidas de quando este fim se dará.

Para parte do mercado ainda há espaço para mais uma redução de 0,25 ponto na próxima reunião. Isso aconteceria devido à grande ociosidade deixada pela crise, que deve fazer o país crescer sem grandes pressões inflacionárias do lado da demanda.


Seria também uma forma de evitar constrangimentos como o de 2017, quando o Banco Central precisou explicar por carta porque não atingiu a meta de inflação prevista pelo governo. O índice fechou o ano em 2,95%, cinco centésimos abaixo do piso da meta.


De qualquer forma, se a Selic ficará em 6,50% ou 6,75% pouca diferença faz para um mercado que se acostumou a ver os juros na casa dos dois dígitos ao longo dos últimos quatro anos.


A trajetória de queda da Selic começou em setembro de 2015, quando o índice cravava 14,25%.


A inflação, porém, batia quase 10% na época, deixando os juros reais muito parecidos com os atuais.


Na ata da reunião do Copom desta quarta-feira, economistas esperam entender as expectativas do banco para a economia nos próximos meses, assim como o impacto do atraso na aprovação da reforma da Previdência nos resultados fiscais do país.


Reformas como a da Previdência são essenciais para os juros do país caiam abaixo dos 7% e se assemelhem a patamares de países desenvolvidos.


Esse cenário, no entanto, parece cada vez mais distante. Além disso, o fim da ociosidade na indústria a partir de 2019 deve fazer com que o crescimento aumento a pressão inflacionária.


A única certeza, no momento, é que o cenário de Selic baixa e inflação sob controle só é garantia em 2018.

Unknown 10:19 , , ,

Unknown on 10:19 , , , . .

0 comentários for "Taxa Selic deve ser reduzida de 7% para 6,75%."

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!